sexta-feira, 14 de agosto de 2015

PAULO FREIRE EDUCAÇÃO E MUDANÇA

Em outro de seus transcendentais estudos, Paulo Freire nos alimenta com uma análise das possibilidades que detém o sistema educacional no processo de mudança da sociedade. Freire começa referindo-se à responsabilidade  do profissional de educação perante a sociedade em cujo contexto desenvolve suas atividades. rechaça a possibilidade de conceber uma posição neutra desse profissional perante a sua realidade histórica.  
Freire assinala que a educação tem como elemento fundamental, como seu sujeito, o homem que busca por meio dela, a superação de suas imperfeiçoes. aqueles que ensinam não estão se comunicando com um grupo de ignorantes, mas com homens que possuem um saber tão relativo quanto o deles.
A educação concebida como processo permanente, no qual estamos nos educando continuamente, não é valido para Freire fala de educandos ou não educados, mas de graus de educação relativos e não absolutos. Outra categoria de análise que encontramos é a do papel do trabalhador social em um processo de mudança. Finalmente, Freire comenta, com sua habitual lucides os diferentes aspectos que devem ser levados em conta no processo de alfabetização e conscientização de adultos.
A base fundamental do trabalho educativo e de conscientização é o estabelecimento de uma relação intima, dialética, com o contexto da sociedade onde se desenvolve esse processo. Um trabalho educativo superposto á sociedade, ou dela alienado, torna-se inoperante. Essa afirmativa de Freire é uma crítica aberta ao tão difundido, como falso, dilema "humanismo tecnologia. as contribuições oferecidas nesse trabalho são muito uteis para a elaboração de propostas que enfrentem os enormes problemas ainda encontrados na educação em seus distintos níveis.

LEIA O EBOOK VIRTUAL SEGUINDO O LINK ABAIXO:
http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_educacao_e_mudanca.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário